sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

O Tédio

Ultimamente o tédio tem me atacado sem pena, então decidi postar aqui. Claro que eu já tinha pensado em postar antes, mas eu pensava "sobre o que?", e desistia, pois não tem nada de interessante mesmo, além do tédio. Então, hoje, percebi que isso gerava um post, então o post de hoje vai ser sobre o tédio.
Claro, porque não o tédio? Todos nós passamos por isso, e eu sou um Paladino do Ócio, que, apesar de não ser a mesma coisa, gera tédio. Ou vice-versa.
Primeiramente, vejamos o que a Wikipédia tem a dizer sobre o tédio:
"O tédio é um sentimento humano, um estado de falta de estímulo, ou do presenciamento de uma ação ou estado repetitivo - por exemplo, falta de coisas interessantes para fazer, ouvir, sentir etc. As pessoas afetadas por tédio em caráter temporário consideram este estado muitas vezes como perdido, perda de tempo, mas geralmente, não mais do que isto. Alternativamente, alguns acham que ter tempo de sobra também causa tédio. Para as pessoas entediadas, o tempo parece passar mais lentamente do que quando elas estão entretidas. Tédio também pode ser um sintoma de depressão."
Bem, eu não sou depressivo, mas fora isso, a wikipédia acertou. Porém, foi ignorada a existência do tédio ativo, quando você está fazendo algo, mas mesmo assim é tedioso, como um rpg tedioso, ou um trabalho tedioso. E isso é perigoso, como diz o resto do artigo Wikipédiano:
"O tédio pode levar a atitudes impulsivas e às vezes mesmo excessivas, que não servem para nada e podem causar danos. Por exemplo, estudos mostram que acionistas da Bolsa de Valores podem vender ou comprar ações sem nenhuma razão objetiva para tal, simplesmente porque eles sentem-se entediados por não terem nada para fazer, onde o tédio é desencadeado por uma situação de saída de uma atividade rotineira de fazer contas, verificar investimentos, etc."
Imagine se você perde seu guerreiro/bárbaro combado com Empunhadura Primata só por causa do tédio? Terrível, não?
O tédio pode passar muito além da simples falta do que fazer, pode te aprisionar, tornar seus dias enfadonhos, te forçando a procurar uma solução e se entediar mais ainda, até seu objetivo de vida ser acabar com o tédio!!
Ok, falei merda, mas isso foi culpa do tédio.
E cuidado com o maior amigo do tédio, o terrível, sedentarismo!! Mas vou deixar essa parte para o Fantástico ou o Globo Repórter.
Porém, como paladino do ócio, nunca deixei de pesquisar soluções para superar o tédio. Uma das técnicas é o tédio a curto prazo. O que parece pior, passar um tempo indefinido de tédio até conseguir chutar ele pela janela, ou aguentar 20 minutos de tédio até tu sair pra fazer algo decente? Claro que a segunda opção, então, é só definir objetivos "às 2 horas eu vou pegar maçãs e fazer malabarismos" e você acaba com o tédio por um tempo, e o resto que sobrar ainda se torna mais suportável. (y)
Se bem que a maioria das pessoas prefere se viciar em algum MMO, novo, quase sempre funciona.
Bem, o tédio também afeta minhas idéias, e elas tão acabando, então desculpem pelo post meio curto xD

Literalmente, um post tedioso.

6 comentários:

Anônimo disse...

Eu to com tedio =/

E dor de cabeça

Anônimo disse...

só lí pq tava entediado.
Mas esse negocio dos objetivos funciona.

Anônimo disse...

Você não estuda não? \o\

Anônimo disse...

TÉDIO...




Ass.:Jake

Anônimo disse...

kkkkkkkkkkkkk
adoreii
tava entediado, procurando coisas sobre tédio na internet tediosa e encontrei ao acaso esse blog...
coincidência? talvez, mas ainda assim estou entediado..
pelo menos valeu um sorriso....

Anônimo disse...

Dois que procuravam algo sobre o tédio na internet, bom foi legal a leitura, o tédio continua mas... fazer o que hehehehe escreves muito bem parabéns